13 de março de 2011

SEMANA DE INTEGRAÇÃO PEDAGÓGICA 2011

Os professores e funcionários do IEETF participaram da semana de integração pedagógica que ocorreu na semana de 01 a 04 de fevereiro.
A semana pedagógica é uma oportunidade em que todos podem pensar juntos, avaliar, refletir coletivamente a respeito das diretrizes curriculares, conteúdos de cada disciplina, enfim, participar democraticamente das discussões sobre a escola e seu projeto pedagógico. Também, proporciona o reencontro com os colegas e a integração dos professores e funcionários que estão chegando, colocando-os em contato com o jeito de trabalhar da equipe.



Esse ano o encontro foi marcado pelo direcionamento das reflexões sobre temas como:
  • As novas Diretrizes Estratégicas da SEEDUC (Plano de Metas) – que visam melhorar a qualidade de ensino e posicionar o Rio de Janeiro entre os melhores estados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) até 2014 . Foram definidas “metas” que cada escola deverá alcançar desenvolvidas a partir da realidade de cada unidade escolar, que passará a contar com um colaborador, o gestor escolar, um profissional que vai auxiliar os diretores na tarefa de melhorar o desempenho das unidades.
  • Os desafios educacionais contemporâneos e o currículo escolar – A questão ambiental, a sexualidade, o uso de drogas, entre outros, são "desafios" que devem ser trabalhados pela escola no âmbito do seu Projeto Político Pedagógico, mas, sem deixar para segundo plano a sua especificidade que é o trabalho com o conteúdo.
  • O desafio de manter a equipe motivada e a qualidade de ensino até aqui conquistadas sem uma estrutura física adequada necessária à boa condução pedagógica.  

Fotos das atividades realizadas durante a Semana Pedagógica



Vídeo exibido na abertura do encontro durante o café da manhã

Nenhum comentário: