18 de junho de 2010

A BOLA NO BANCO DOS RÉUS - JÚRI SIMULADO


Como atividade do Projeto "África 2010 - Um campo de muitas ideias" os professores Márcio, Joaquina e Ruth propuseram aos alunos das turmas 3001 e 3002 um Júri Simulado onde o tema em questão seria: Copa do Mundo na África - vantagens e desvantagens.

Durante alguns meses as turmas se prepararam  para  deferenderem suas ideias e assistiram a um júri real para poderem vivenciar como deveriam proceder durante tal processo.

Como promotores foram escolhidos os alunos Tatiana e Roney (turma 3001) e como advogados de defesa, as alunas Lisandra e Valéria (turma 3002).



 Os professores junto aos alunos preparam uma "sala de júri" para receber os advogados, os promotores, os jurados e a ré, a famigerada "BOLA". Conduzido pelo professor Márcio da Silva (juiz), tudo aconteceu simulando um  júri real. O policial que conduziu a ré atá a sala foi o Sr Adilson Padilha Pains, (pai do aluno Igor do 7º ano), com testemunhas compareceram os senhores: Jussara Miranda e Gustavo Vaillant e como jurados os senhores: Silvia Elena Almeida da Costa Linhares, Flávia Nunes,  Shérlia Vieira, Maria Aparecida Bazani, Rosane Dutra e Ana Thiebaut.
 

Os alunos participaram dessa aula julgamento de forma comprometida atuando como protagonistas do próprio saber oferecendo aos presentes um excepcional momento de exercício de cidadania. Acusação e defesa deram um show no debate e provaram serem bons de bola
Quem saiu vencedor do júri? O IEETF e seus alunos, que com maestria e elegância driblaram mais essa bola e marcaram um belíssimo GOL.



5 comentários:

Tatiana Albuquerque disse...

Nossa!!!
esse projeto foi maravilhoso...
Primeiramente quero agradecer a Promotora de Justiça Cristiana Cavalcante que me orientou para esse projeto.
Parabenizar os professores Marcio,Ruth e Joaquina por essa iniciativa!
Parabéns tambem para as nossas quridas diretoras Marta e Cidinha que cada dia mais enriquecem essa escola!!!
Agradeço tambem aos jurados que deixaram seus afazeres para estarem presentes em nosso projeto.
Um super bjO no coração de todos...
Tatiana Albuquerque

Tatiana Albuquerque disse...

Bom...
eu não poderia deixar de falar da tamanha importancia que esse projeto teve em minha vida!
Não há ponto(nota) que page os elogios que eu recebi,cada palavra dita pelas pessoas que assistiram o Júri estão gravanas na minha memoria e no meu coração,pois a partir do momento que a minha turma(3002)me escolheu para ser a Promotora, para representa-los eu realmente me entreguei de corpo e alma para realizar bem o meu papel!
O mais importante pra mim não era ganhar o Júri e sim conseguir passar tudo o que eu tinha preparado,acredito eu que consegui!?!?rsrsrs "assim espero"
Esse projeto vai ficar marcado pro resto da minha vida...
Obs:obrigada pela confiança que os alunos,Professores e Diretoras depositaram em mim!!!
Espero ter correspondido as expectativas de todos ali presentes...
bjinhO
>>>Tatiana Albuquerque<<<

Marta disse...

Parabéns Tatiana e alunos da 3001 e 3002!!!!

Vcs mereceram cada palavra de elogio e incentivo e a nossa escola orgulha-se cada vez mais de seus alunos e professores que fazem acontecer.

Bjs a todos!!!

Vania Neri disse...

Nossa, cada dia me surpreendo mais com essa escola. Também o resultado desse projeto não poderia ser diferente, tendo a frente professores como Marcio, Ruth e Joaquina. Sou fã incondicional dos três. Não posso deixar de parabenizar as duas turmas, 3001 e 3002, pela alta qualidade do trabalho realizado. Vindo de vocês, não poderíamos esperar outra coisa. Parabéns. Vania Neri

Diário Digital disse...

Parabéns ao prof Márcio, Ruth e Joaquina pela realização deste trabalho maravilhoso. É muito bom ter professores que realizam um trabalho com o coração, com a alma.Isto não tem preço, é o diferencial da educação. Parabéns a turma 3001 e 3002. A Tatiana, a valéria e outros alunos foram um sucesso nos seus papéis.
Minervina