5 de abril de 2009

Texto foi feito para circular.

Texto foi feito para circular: por Prof. Renato da Mata


Na aula de Língua Portuguesa, ao fazer as atividades propostas no livro didático, trabalhamos com planejamento da narração. O foco era: situação inicial, elemento modificador e situação final. Após pensar nas possibilidades de escrita, os alunos produziram um texto narrativo, baseando-se numa fotografia.

Vejam a fantástica história, produzida pela aluna Marcely Aparecida do 6º ano.

Prof. Renato Mata

A caixa mágica




Havia, numa pequena cidade, uma menininha chamada Luiza. Ela adorava brincar de pique com seus amigos: Lucas, Aninha, Bruna e Angelina. Certo dia, sua mãe Angélica lhe chamou:


_ Luiza, faça o dever!


Ela é muito obediente e foi correndo fazer. Quando acabou, pediu sua mãe:


_ Mãe, posso chamar meus colegas para brincar aqui em casa?


Sua mãe respondeu:


_ Sim, minha filha.


Quando chegaram resolveram brincar de pique esconde. A Bruna contou e todos esconderam. Luiza escondeu na despensa dentro do baú de sua mãe. Luiza esperou, esperou até que resolveu mexer nas coisas de sua mãe. Ela encontrou uma caixa e resolveu abrir. Quando abriu apareceu uma luz branca, linda. Ela encostou a mão na luz e desapareceu da despensa. Foi parar no passado de sua mãe.


Luiza descobriu que quando ela nasceu tinha um dom especial que Deus deu a ela. Mas este dom não era um dom qualquer. Era um dom de amizade. A caixa fechou, ela saiu da despensa e contou tudo para todos os seus colegas e para a sua mãe. Todos acreditaram nela e assim ela aproveitou seu dom para fazer mais amizades e guardou bem guardada a caixa que mostrou o passado de sua mãe e seu dom.


Assim ela está em sua casa vivendo feliz com sua mãe, seus colegas e com o seu dom.

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Agora a proposta foi um texto de aventura, também partindo da observação de fotografia. Lemos alguns textos, os alunos apontaram filmes e livros que relatavam aventuras ... e foi só fazer o planejamento do texto para que a turma produzisse vários textos muito legais.



O texto é da aluna Lara Zanon do 7º ano.

A ilha perdida


Era uma vez, dois irmãos que estavam viajando para ver o pai em Paris. Seus pais eram separados e a mãe ficou com a guarda. Eles estavam indo para Paris de avião. Mas houve um acidente e todos morreram, menos eles que estavam numa área de mais segurança no avião.

Eles caíram em uma ilha deserta onde não tinha ninguém. Depois de meses de muito trabalho construindo uma jangada e comendo apenas frutas e peixes. Eles forma enfrentar os perigos do mar.

Os dois fizeram também remos de bambu. Porém, em meio ao mar para piorar a situação apareceram tubarões, de quatro metros de comprimento, famintos. Para se proteger eles usaram os remos. Os tubarões fugiram, mas eles haviam perdido sem os remos.

E agora? O que eles fariam? Perguntaram a si mesmo. A sorte é que eles tinham guardado uma sombrinha de reserva, era uma sombrinha de praia. Eles pegaram, a colocaram como se fosse uma vela e com a ajuda do vento e de Deus, partiram.

Depois que eles muito rezaram para sair daquela situação, passou um barco na direção deles e os retirou já morrendo de fome. Eles ficaram felizes. Mas agora nunca mais eles viajam de avião.

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Na aula de Língua Portuguesa, ao trabalhar com gêneros textuais. Após apresentação de pesquisa sobre texto verbal e não-verbal em que os alunos trouxeram tirinhas do Calvin e do Horácio. Foi pedido aos alunos que produzissem uma narrativa nos padrões das tirinhas e HQs.

Os alunos poderiam se apropriar de textos que circulam em seu meio social, textos que ouvem, veem na TV, na internet, etc. A aluna Luanna Crisostomo revelou mais uma vez a artista que é, ao adaptar um texto que circula na rede e que reproduz muito da educação no Brasil. Embora não retrate, graças ao bom trabalho da nossa equipe, a realidade da nossa escola. Somos privilegiados pelos bons resultados alcançados por nossos alunos no Ideb, na premiação de notebooks, em concursos de poesia, nas aprovações em concursos públicos, etc.


Quadrinhos ampliados:

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