10 de abril de 2009

Aula da prof. Ligia - Estudo dos planetas

Para: Zaeter
De: Gisele

Caro Marciano Zaeter

Sou Gisele, eu sou uma habitante do planeta Terra.
Quero que você venha me visitar. Para você não ficar curioso vou te contar um pouco sobre a Terra.
A terra é o 3º planeta a partir do Sol. É conhecido como planeta azul devido a grande, presença de nitrogênio, em sua camada de ar. A terra também poderia ser conhecida como planeta água, pois cerca de 3 quartos de sua superfície são constituídos por água.
A terra tem um satélite: a Lua.
A presença de seres com vida faz da Terra um planeta distinto dos demais.
A Terra está em contínuo movimento.
Ela gira em torno do Sol e em torno do próprio eixo.
A Terra é chamada de planeta rochoso, pois ele é o menor, tem poucos satélites, não contém sistema de anéis, e são planetas sólidos.
Para entender, Laerte, como é a Terra, é necessário conhecer seu processo de formação, ou seja, como ela surgiu e como se encontra nos dias atuais.
Há muito e muito tempo não haviam seres vivos na Terra, ou melhor, houve tempo em que nem mesmo a terra existia.

No início, esse planeta era muito, muito quente e assemelhava-se a uma bola de fogo, onde era impossível haver algum tipo de vida.

Bom o passar dos milhões e milhões de anos, a Terra foi se tornando menos quente.

Com o resfriamento da Terra, houve acúmulo de água no estado líquido. Nessa água a vida surgiu e se desenvolveu, criando depois de milhões de anos uma diversidade muito grande de seres vivos.

Dessa maneira a Terra tornou-se o planeta da vida

Zaeter eu te chamei por que os rios daqui estão muito poluídos e eu gostaria que você me ajudasse a acabar com essa poluição.

Zaeter, não fique pensando que aqui na Terra só tem coisa ruim não ta. Aqui tem muitas montanhas, rios, praia, o Cristo Redentor e outros lugares lindos.

Eu estou te convidando pois eu vou fazer uma festa e quero que você venha e traga seus familiares e seus colegas.

Eu vou te esperar às 18:30 aqui em casa.

Saudações.

Gisele Moraes Araújo Pimentel

*****************************************************

Geralmente, nas grandes cidades o ar não é puro. Ele apresenta impurezas como poeira e muita fumaça que sai das fábricas, dos automóveis, dos ônibus e dos caminhões. Quando isso acontece, dizemos que o ar está poluído.

A poluição do ar prejudica muitos seres vivos, inclusive as pessoas, podendo causar problemas respiratórios.

A instalação de filtros nas chaminés das fábricas e nos escapamentos dos carros é necessária e importante para ajudar a diminuir a poluição do ar.
*****************************************************
Algumas fotos da aula: