9 de fevereiro de 2020

SAEB


PROVA SAEB

PROJETO SIMULADOS
Desde o mês de fevereiro do ano de 2019 foi apresentado aos professores de Língua Portuguesa e Matemática o Projeto SIMULADOS  para ser desenvolvido com os estudantes das turmas de 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio. Essas turmas são o público alvo da Prova SAEB. Este exame é elaborado pelo MEC e tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes da educação básica do Brasil.
O projeto se desenvolveu ao longo do ano e consiste na aplicação de SIMULADOS com questões de múltipla escolha abordando os descritores que  avaliados pelo MEC. Após a aplicação dos simulados, os mesmos eram corrigidos e a Coordenação Pedagógica apresentava os resultados  por aluno/turma aos professores e sinalizava os descritores críticos que deviam ser trabalhados novamente.
A cada bimestre os estudantes analisavam seus  os resultados puderam perceber os pontos falhos e os avanços obtidos.
A etapa final ocorreu no dia 31 de outubro com a aplicação da Prova SAEB.



Aplicação dos Simulados no 9º ano do Ensino Fundamental


As professoras Denise Assis Ourique, Fernanda Rangel do Couto Azevedo e Micheli Xavier Pereira da Silva desenvolveram o projeto com as três turmas do Ensino do Ensino Médio para 106 alunos.
As professoras Denise Assis Ourique, Fernanda Rangel do Couto Azevedo, Laura Linhares Matos e Micheli Xavier Pereira da Silva desenvolveram o projeto com as três turmas do Ensino do Ensino Fundamental para 78 alunos.
Contamos com a colaboração da professora Daiane Oliveira Freitas na elaboração de alguns simulados.
O projeto passou por algumas etapas:
ü Reunião de sensibilização entre coordenadora pedagógica e regentes de Língua Portuguesa e Matemática;
ü Elaboração dos calendários dos simulados por turma;
ü Produção dos simulados;
ü Correção dos simulados pela Coordenação Pedagógica;
ü Apropriação dos resultados pelos estudantes;
ü Correção dos simulados na sala de aula com os estudantes;
ü Foco nos descritores críticos;

ü Aplicação de outro simulado com questões dos descritores críticos detectados no simulado anterior;


Nenhum comentário: