10 de fevereiro de 2020

ENEM



PROJETO #TAMUJUNTOENEM
1 – JUSTIFICATIVA
No Brasil, em anos ímpares, têm-se como demanda pedagógica específica a aplicação da Avaliação Externa -  SAEB para os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e para os estudantes da 3ª série do Ensino Médio.
O Instituto de Educação Eber Teixeira de Figueiredo desde o ano de 2015 tem oferecido aos estudantes aulas extras no turno noturno ministradas pelos professores da própria escola.
Neste ano decidimos expandir o projeto através de parcerias com profissionais das escolas estaduais do município de Bom Jesus do Itabapoana (sede), professores aposentados (comunidade externa) e professores da rede federal de ensino (IFF/ Campus – BJI) e inserir os estudantes matriculados na 3ª série do Ensino Médio nas escolas estaduais, citadas a seguir:  Colégio Estadual Euclides Feliciano Tardin, Colégio Estadual Governador Roberto Silveira e Colégio Estadual Padre Mello.

2 – PÚBLICO ALVO
Estudantes matriculados na 3ª série do Instituto de Educação Eber Teixeira de Figueiredo, Colégio Estadual Euclides Feliciano Tardin, Colégio Estadual Governador Roberto Silveira e Colégio Estadual Padre Mello.

3 – OBJETIVOS
ü Oferecer oportunidades diversificadas aos alunos inscritos no projeto;
ü Possibilitar uma oportunidade extra de aprendizagem;
ü Contribuir para esclarecimentos de dúvidas dos estudantes em espaço diferenciado do cotidiano;
ü Atender à solicitação dos estudantes quanto a aulões extras preparatórios para o ENEM;
ü Melhorar a aprendizagem dos estudantes com foco nos resultados na SAEB e no ENEM;
ü Estreitar parcerias e socializar boas práticas pedagógicas entre as escolas estaduais do município de Bom Jesus do Itabapoana (sede) e com profissionais da comunidade.

4 – METODOLOGIA
As Coordenadoras Pedagógicas das escolas envolvidas contataram alguns professores da própria escola e os convidaram para se integrarem ao projeto.
Cada escola irá oferecer um aulão extra, no turno noturno, de uma disciplina específica.
Foram convidadas duas professoras da comunidade bonjesuense para participarem do projeto através de parcerias.
As inscrições serão realizadas na escola de origem do estudante com as Coordenadoras Pedagógicas.
Os aulões serão ministrados conforme cronograma abaixo, das dezoito horas e trinta minutos (18h 30 minutos) às vinte horas (20 h).
Os slides utilizados pelos professores, na medida do possível, serão disponibilizados aos estudantes através das mídias sociais.

5 – CRONOGRAMA

PROFESSOR
MATRÍCULA
DISCIPLINA
ESCOLA DE ORIGEM
DATA DA AULA
Bruno Barbosa Cúrcio
3031443-6
Geografia
IEETF
03/10/2019
Wallace da Silva Mello
3088071-0
História
Col. Est. Pe. Mello

10/10/2019
Mirley Valadão
-----------
LP - Redação
Professor aposentado do IEETF
16/10/2019
Jefferson Eliseu
3065285-3
Matemática
Col. Est. Gov. Roberto Silveira
17/10/2019
Orlando César Vaz
30655609
Física
Col. Est. Euclides Feliciano Tardin
23/10/2019
Sarah Vervloet Soares
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LP - Literatura
IFF/Campus BJI
31/10/2019

5 – PARCERIAS/EQUIPE ORGANIZADORA
ü Sônia Regina Sousa Padilha Oliveira– Coordenadora Pedagógica do Colégio Estadual Euclides Feliciano Tardin
ü Ismérie Salles de Souza Figueiredo - Colégio Estadual Governador Roberto Silveira
ü Júcia Gomes de Souza Figueiredo - Colégio Estadual Padre Mello
ü Maria Aparecida Medeiros de S. Almeida – Coordenadora Pedagógica do Instituto de Educação Eber Teixeira de Figueiredo
ü IFF/Campus BJI
ü Profissionais da comunidade externa.


6 – RECURSOS
Computador
Data show
Microfone/som

7 – CONSIDERAÇÕES FINAIS
Há alguns anos o Instituto de Educação Eber Teixeira de Figueiredo vem oferecendo aulões extras objetivando dar mais subsídios aos estudantes quanto ao preparo para a realização do ENEM, incentivando-os a darem prosseguimento em seus estudos e a pleitearem uma vaga nas universidades.
Em 2019, esta iniciativa/parceria outra proporção devido a uma reunião de análise de resultados na Regional Noroeste Fluminense onde a Diretora pedagógica professora Luciana Vicente nos interpelou sobre as iniciativas que estavam sendo desenvolvidas nas escolas com objetivo de incentivar os estudantes na participação da prova SAEB e no ENEM. Assim sendo, decidimos unir forças e socializar práticas pedagógicas que podem ser instrumentos de melhoria nos resultados do IDEB e também do ENEM entre as escolas estaduais do município de Bom Jesus do Itabapoana.





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