PROJETO #TAMUJUNTOENEM
1 – JUSTIFICATIVA
No Brasil, em anos
ímpares, têm-se como demanda pedagógica específica a aplicação da Avaliação Externa - SAEB para os estudantes do 9º ano do
Ensino Fundamental e para os estudantes da 3ª série do Ensino Médio.
O Instituto de Educação
Eber Teixeira de Figueiredo desde o ano de 2015 tem oferecido aos estudantes
aulas extras no turno noturno ministradas pelos professores da própria escola.
Neste ano decidimos
expandir o projeto através de parcerias com profissionais das escolas estaduais
do município de Bom Jesus do Itabapoana (sede), professores aposentados
(comunidade externa) e professores da rede federal de ensino (IFF/ Campus –
BJI) e inserir os estudantes matriculados na 3ª série do Ensino Médio nas
escolas estaduais, citadas a seguir:
Colégio Estadual Euclides Feliciano Tardin, Colégio Estadual Governador
Roberto Silveira e Colégio Estadual Padre Mello.
2 – PÚBLICO ALVO
Estudantes matriculados
na 3ª série do Instituto de Educação Eber Teixeira de Figueiredo, Colégio
Estadual Euclides Feliciano Tardin, Colégio Estadual Governador Roberto Silveira
e Colégio Estadual Padre Mello.
3 – OBJETIVOS
ü Oferecer oportunidades diversificadas
aos alunos inscritos no projeto;
ü Possibilitar uma oportunidade extra
de aprendizagem;
ü Contribuir para esclarecimentos de
dúvidas dos estudantes em espaço diferenciado do cotidiano;
ü Atender à solicitação dos estudantes
quanto a aulões extras preparatórios para o ENEM;
ü Melhorar a aprendizagem dos
estudantes com foco nos resultados na SAEB e no ENEM;
ü Estreitar parcerias e socializar boas
práticas pedagógicas entre as escolas estaduais do município de Bom Jesus do
Itabapoana (sede) e com profissionais da comunidade.
4 – METODOLOGIA
As Coordenadoras
Pedagógicas das escolas envolvidas contataram alguns professores da própria
escola e os convidaram para se integrarem ao projeto.
Cada escola irá oferecer
um aulão extra, no turno noturno, de uma disciplina específica.
Foram convidadas duas
professoras da comunidade bonjesuense para participarem do projeto através de
parcerias.
As inscrições serão
realizadas na escola de origem do estudante com as Coordenadoras Pedagógicas.
Os aulões serão
ministrados conforme cronograma abaixo, das dezoito horas e trinta minutos (18h
30 minutos) às vinte horas (20 h).
Os slides utilizados
pelos professores, na medida do possível, serão disponibilizados aos estudantes
através das mídias sociais.
5 – CRONOGRAMA
PROFESSOR
|
MATRÍCULA
|
DISCIPLINA
|
ESCOLA DE ORIGEM
|
DATA DA AULA
|
Bruno Barbosa Cúrcio
|
3031443-6
|
Geografia
|
IEETF
|
03/10/2019
|
Wallace da Silva Mello
|
3088071-0
|
História
|
Col. Est. Pe. Mello
|
10/10/2019
|
Mirley Valadão
|
-----------
|
LP - Redação
|
Professor aposentado do
IEETF
|
16/10/2019
|
Jefferson Eliseu
|
3065285-3
|
Matemática
|
Col. Est. Gov. Roberto
Silveira
|
17/10/2019
|
Orlando César Vaz
|
30655609
|
Física
|
Col. Est. Euclides
Feliciano Tardin
|
23/10/2019
|
Sarah Vervloet Soares
|
------------
|
LP - Literatura
|
IFF/Campus BJI
|
31/10/2019
|
5 – PARCERIAS/EQUIPE ORGANIZADORA
ü Sônia Regina Sousa Padilha Oliveira–
Coordenadora Pedagógica do Colégio Estadual Euclides Feliciano Tardin
ü Ismérie Salles de Souza Figueiredo -
Colégio Estadual Governador Roberto Silveira
ü Júcia Gomes de Souza Figueiredo -
Colégio Estadual Padre Mello
ü Maria Aparecida Medeiros de S.
Almeida – Coordenadora Pedagógica do Instituto de Educação Eber Teixeira de
Figueiredo
ü IFF/Campus BJI
ü Profissionais da comunidade externa.
6 – RECURSOS
Computador
Data show
Microfone/som
7 – CONSIDERAÇÕES FINAIS
Há
alguns anos o Instituto de Educação Eber Teixeira de Figueiredo vem oferecendo
aulões extras objetivando dar mais subsídios aos estudantes quanto ao preparo
para a realização do ENEM, incentivando-os a darem prosseguimento em seus
estudos e a pleitearem uma vaga nas universidades.
Em
2019, esta iniciativa/parceria outra proporção devido a uma reunião de análise
de resultados na Regional Noroeste Fluminense onde a Diretora pedagógica
professora Luciana Vicente nos interpelou sobre as iniciativas que estavam
sendo desenvolvidas nas escolas com objetivo de incentivar os estudantes na
participação da prova SAEB e no ENEM. Assim sendo, decidimos unir forças e socializar
práticas pedagógicas que podem ser instrumentos de melhoria nos resultados do
IDEB e também do ENEM entre as escolas estaduais do município de Bom Jesus do
Itabapoana.
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