19 de dezembro de 2018

OLIMPÍADA INTERNA DE LÍNGUA PORTUGUESA



PROJETO: OFICINAS LITERÁRIAS

No início do ano letivo de 2018 fomos surpreendidas com o cancelamento da Olimpíada de Língua Portuguesa e decidimos em reunião de planejamento com os professores da área de Linguagens que faríamos a olimpíada apenas em âmbito interno, visto que essa olimpíada consta como ação no Plano de Trabalho da instituição.
Decidimos preservar os mesmos moldes da olimpíada oficial, ficando o 6º ano com o tipo textual “Poemas” e o sétimo ano com “Textos narrativos”.
No decorrer do projeto percebemos que as produções dos alunos estavam superando os objetivos traçados e decidimos agrupá-los e lançar um livro com os textos dos alunos.

As professoras Lilian Márcia Domingues Aguiar Peixoto e Fabiene Couto Gonçalves Ribeiro realizaram com os estudantes do 6º e do 7º anos do Ensino Fundamental uma noite de autógrafos.

Os estudantes do 6º ano foram orientados a escreverem poemas e tiveram como texto motivador o poema “Só vontade” do escritor José Paulo Paes.

Durante o decorrer do evento alguns alunos leram seus poemas para os familiares, realizaram encenação de textos e cantaram a música “Clareou “ do  grupo Exaltassamba”.

A turma EF 702 orientados pela professora Fabiene escreveram  textos narrativos explorando as memórias do povo bonjesuense. O trabalho teve duas etapas: a primeira foi de entrevistas e a segunda, a reescrita da mesma de forma narrativa.

Cada aluno autografou seu livro  de “Memórias” e os familiares receberam um exemplar.





Nenhum comentário: