4 de dezembro de 2017

XII JORNADA NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA DE LÍNGUA PORTUGUESA – UENF

Através de uma parceria viabilizada pela  Profª Mestra e Doutoranda Laís Teixeira Lima - do IEETF com a Universidade Estadual do norte Fluminense Darcy Ribeiro, os alunos do Curso Normal em Nível Médio participaram de algumas capacitações e formações conduzidas por professores de Linguística da referida universidade. Durante os encontros surgiu a ideia de possibilitar aos alunos a elaboração e construção de artigo  tendo como material de pesquisa o próprio curso que lhes é oferecido. A partir desse interesse a professora de Língua Portuguesa Especialista em Estudos Linguísticos e Literários das turmas de 3ª série – Laura Linhares Matos foi  agregada ao projeto e iniciaram um estudo com quatro estudantes que participaram de um processo de seleção interno. 
Os alunos realizaram pesquisa com alunos da 1º ano e do 3º ano de uma escola pública buscando conhecer a concepção de futuros professores a respeito de conceitos como Língua, Linguagem e Linguística. Os alunos Bertila Pedrosa Fragoso e Miguel Arcanjo Gama concretizaram o trabalho construindo o artigo “A análise das concepções linguísticas na visão dos alunos do Curso de Formação de Professores em Nível Médio”.
As alunas Evânia Azevedo de Paula e Rebeca Baptista Correa investigaram através de questionário realizado com os professores de Língua Portuguesa da rede pública sobre o processo de ensino-aprendizagem da variação linguística e o ensino da língua entendido como um produto social, a adequação da linguagem em suas diversas esferas desprendendo-se do ensino tradicional e de apropriações de regras gramaticais.

Os banners foram apresentados na XII Jornada Nacional de Linguística e Filologia de Língua Portuguesa na  UENF, no dia 09 de novembro e os alunos foram acompanhados pelas professoras idealizadoras do projeto.

Um comentário:

Unknown disse...

Falar em Curso Normal, significa abrir portas para o futuro. Isso tudo apresentado acima, é fruto de muito esforço e dedicação de todos os integrantes, professoras e alunos, no que tange ao Projeto de Iniciação Científica. Foi uma experiência ótima que valeu de muito aprendizado para todos nós.
Deixo aqui, meu OBRIGADO por todos os envolvidos nesse processo de ensino-aprendizagem e na construção e desenvolvimento do conhecimento e do saber.