21 de março de 2017

Projeto: A Herança Afro na Cultura Brasileira

A semana contou com diversas atividades envolvendo alunos e professores.

 Introdução
          O ensino da história e cultura afro-brasileira e africana no Brasil sempre foi lembrado nas aulas de História com o tema da escravidão negra africana. Neste projeto pretendemos esboçar uma reflexão acerca da Lei 10.639/03, alterada pela Lei 11.645/08, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas.
        A humanidade é rica em Histórias. Os povos, as nações, os países e as características inerentes de cada um, são aspectos componentes do universo que atualmente se é representado. Assim estão os africanos quando se destacam suas influências ocorridas diretamente na cultura brasileira. Pode-se afirmar sem dúvida nenhuma que este povo trouxe inúmeras influências para o Brasil tais como na culinária, na dança, nas artes dentre outros. Uma rica cultura que é passada de gerações para gerações, que com certeza somente vêm agregar valores e crenças para o nosso país.
Objetivos Gerais
. Romper com o modelo pedagógico vigente, incluindo afro-brasileiros na condição de decisório para a construção da sociedade;
.  Proporcionar condições a alunos de apropriarem-se de novos saberes sobre a cultura Afro-brasileira de forma transversal e interdisciplinar.

        Ações do Projeto
          . Propor novos questionamentos utilizando documentários sobre o tema como eixo norteador;
. Conhecer alguns escritores negros e sua obra;
. Pesquisar escritores dos países lusófonos;
. Releitura de obras de autores africanos;
. Contação de contos africanos;
.  Fornecer novas informações;
. Construir com os alunos: resumos orais, em forma de textos, gráficos, linha de tempo, criação de teatros, danças, coreografias, comidas, vestimentas, instrumentos utilizados no trabalho, nos rituais, exposições e estimular a criatividade expressiva;
. Propor a culminância dos trabalhos em forma de feira pedagógica com apresentações de todas as atividades planejadas.

      A Animação Cultural promoveu um momento de debate entre os alunos tomando como eixo norteador os curta metragens “Xadrez das cores e Ao meu lado”. A professora Fabiene explorou a biografia e alguns textos do Romantismo, Realismo, Simbolismo, Pré – Modernismo e escritores atuais, todos de origem negra. Os alunos realizaram pesquisas e debates sobre obras de José de Alencar, Castro Alves, Cruz e Souza, Lima Barreto e escritoras negras brasileiras como Elisa Lucinda, Elizandra Sousa, Conceição Evaristo, Fatima Trinchão e Mel Adún. Contos e escritores da literatura africana dos países lusófonos foram explorados pelos alunos das turmas CN 3001 e CN 3002. As turmas realizaram mesa redonda com os contos, “Solidão”, de  Albertino Bragança ; “As mãos dos pretos”, de Luis Bernardo Howana; “A lebre, o lobo, o menino e o homem do pote”, explorando ao valor da palavra e dos ensinamentos transmitidos de boca a boca, de geração em geração; “Dragão e eu”, tratando sobre a fome e a seca em Cabo Verde, do escritor Teixeira e Sousa e “Nós choramos pelo cão tinhoso” de Ondjaki, escritor angolano. A articuladora de leitura professora Rita de Cássia expôs obras literárias do acervo da biblioteca Maria Lúcia Teixeira de Figueiredo que exploram a cultura africana e ou autores africanos.

         As professoras Maria Sávia, Marília e Gilcélia organizaram junto aos alunos uma Feira Afro onde foram apresentados alguns trabalhos relativos a cultura africana. A professora Laura Linhares contemplou a turma CN 3002 com um momento lúdico de “Contação de história” onde utilizou o conto do escritor moçambicano Mia Couto “O dia que explodiu mabata bata”.
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18- Adriane A. Louvem Pimentel
23- Gustavo C. Matos
25- Juliana M. de Abreu

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