28 de agosto de 2012

NOSSOS ALUNOS BRILHAM NA 1ª SEMANA DE ARTE - SEEDUC/RJ



O secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, lançou a 1ª Semana de Arte da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. O evento que aconteceu de 03 a 06 de julho, no Rio de Janeiro e reuniu trabalhos de alunos de todo o estado, uma realização inédita na Seeduc.

Entre os objetivos do evento estão o de oportunizar a descoberta de novos talentos entre alunos e professores, valorizar e divulgar as diferentes linguagens artísticas realizadas nas escolas da rede estadual. Para fins pedagógicos, as atividades do evento serão articuladas com o Currículo Mínimo de Arte, criado este ano pela Seeduc, e elaborado com a participação de professores da rede estadual.

Durante os quatro dias, estudantes e educadores, vieram  de todos os municípios e ocuparam  o espaço de mais de 4.000 metros quadrados do Armazém 4 do Píer Mauá, que foi dividido em palcos, tendas e espaços livres para performances. Aconteceram apresentações de Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Literatura. e também  oficinas, abertura e encerramento com bandas e fanfarras; palestras com profissionais de Arte e artistas; e saraus literários. Duas tendas foram dedicadas à Literatura: a Tenda José Cândido Carvalho – uma parceria com a Academia Brasileira de Letras; e a tenda da Imprensa Oficial.


"Um grupo de alunos de Bom Jesus de Itabapoana, do Instituto de Educação Eber Teixeira Figueiredo, de formação de professores, levou para o palco a peça Sob o domínio do Medo, uma bem humorada exposição dos conflitos e inquietações que envolvem as avaliações escolares. Um inquisidor questionava o desempenho escolar de personagens conhecidos do público como Chapeuzinho Vermelho e a escrava Isaura, o que provocou muitas risadas e aplausos para as estudantes Carol, Elias, Neiva e Tainara que integraram o elenco. A última confessou que ficou “encantada” com tudo que viu na Semana de Arte.
 
– Eu esperava que fosse bom, mas não tanto assim. Fomos muito bem acolhidos, muito bem tratados. Demos o nosso recado e estamos realizados.
 
O animador cultural do Instituto, Pedro Salim, contou que os alunos ensaiaram durante um mês. No desenvolvimento do trabalho, os alunos descobriram o significado de novas palavras e personagens.
 
– Trabalhamos a memorização, a interpretação, o significado das palavras e provocamos um novo olhar sobre as avaliações, o que é importante para esses futuros professores. Acho que foi ótimo mostrar o resultado desse trabalho em um espaço fantástico como esse. Para os alunos, a participação foi puro encantamento."

 Fonte: http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=998639



Nenhum comentário: