11 de setembro de 2009

Bienal do Livro do Rio traz novidades para o público

A abertura oficial da XIV Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, realizada no Rio Centro, em Jacarepaguá, zona oeste da cidade, ocorreu no início da tarde de ontem (quinta-feira). A feira literária estará aberta ao público entre 10h e 22h até o dia 20 de setembro e esse ano conta com 950 expositores, 67 sessões de debates, 100 autores brasileiros e 18 internacionais, sendo 12 dos EUA, o país homenageado.
Entre as novidades a que tem chamado muita atenção e promete fazer muito sucesso está a "Floresta de Livros", voltada para o público infanto-juvenil. Nesse espaço, que é o maior em metragem da Bienal 2009 – 800 metros quadrados –, os livros "saltam" das prateleiras para as mãos, olhos e ouvidos dos visitantes, que poderão interagir de diversas formas. Para as crianças, a atração será conhecer uma instalação multi-sensorial, cenografada com árvores “falantes” que narram trechos de livros e que têm copas formadas por letras, criando palavras de acordo com o ângulo de visão.
Crianças já tomam conta da Floresta do Livro, uma das principais novidades deste ano
As outras novidades são: - Espaço “Mulher e Ponto”, voltado ao público feminino. É dedicado ao debate de temas de interesse das leitoras do País. 
- “Livro em Cena” - Trechos de obras clássicas da literatura brasileira serão lidos por cultuados intérpretes nacionais – como Marília Pêra, Tony Ramos e Renata Sorrah –, num total de 12 audições em seis dias de apresentações.
Além desses 3 novos espaços de interação, estão previstas as participações de autores internacionais renomados como a escritora Meg Cabot, autora dos livros da série “O Diário da Princesa”, e do casal Robert e Kim Kyosaki, dos best-sellers “Pai Rico, Pai Pobre” ( trabalhado esse ano pelo profº Renato Mata com os alunos do 9º ano) e “Mulher Rica”. Do quadrinhos, a estrela é o norte-americano Dash Shaw, responsável pela badalada HQ "Umbigo Sem Fundo", lançada recentemente no Brasil.
Mais informações e a programação completa está disponível no site oficial

Nenhum comentário: