28 de agosto de 2012

NOSSOS ALUNOS BRILHAM NA 1ª SEMANA DE ARTE - SEEDUC/RJ



O secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, lançou a 1ª Semana de Arte da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. O evento que aconteceu de 03 a 06 de julho, no Rio de Janeiro e reuniu trabalhos de alunos de todo o estado, uma realização inédita na Seeduc.

Entre os objetivos do evento estão o de oportunizar a descoberta de novos talentos entre alunos e professores, valorizar e divulgar as diferentes linguagens artísticas realizadas nas escolas da rede estadual. Para fins pedagógicos, as atividades do evento serão articuladas com o Currículo Mínimo de Arte, criado este ano pela Seeduc, e elaborado com a participação de professores da rede estadual.

Durante os quatro dias, estudantes e educadores, vieram  de todos os municípios e ocuparam  o espaço de mais de 4.000 metros quadrados do Armazém 4 do Píer Mauá, que foi dividido em palcos, tendas e espaços livres para performances. Aconteceram apresentações de Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Literatura. e também  oficinas, abertura e encerramento com bandas e fanfarras; palestras com profissionais de Arte e artistas; e saraus literários. Duas tendas foram dedicadas à Literatura: a Tenda José Cândido Carvalho – uma parceria com a Academia Brasileira de Letras; e a tenda da Imprensa Oficial.


"Um grupo de alunos de Bom Jesus de Itabapoana, do Instituto de Educação Eber Teixeira Figueiredo, de formação de professores, levou para o palco a peça Sob o domínio do Medo, uma bem humorada exposição dos conflitos e inquietações que envolvem as avaliações escolares. Um inquisidor questionava o desempenho escolar de personagens conhecidos do público como Chapeuzinho Vermelho e a escrava Isaura, o que provocou muitas risadas e aplausos para as estudantes Carol, Elias, Neiva e Tainara que integraram o elenco. A última confessou que ficou “encantada” com tudo que viu na Semana de Arte.
 
– Eu esperava que fosse bom, mas não tanto assim. Fomos muito bem acolhidos, muito bem tratados. Demos o nosso recado e estamos realizados.
 
O animador cultural do Instituto, Pedro Salim, contou que os alunos ensaiaram durante um mês. No desenvolvimento do trabalho, os alunos descobriram o significado de novas palavras e personagens.
 
– Trabalhamos a memorização, a interpretação, o significado das palavras e provocamos um novo olhar sobre as avaliações, o que é importante para esses futuros professores. Acho que foi ótimo mostrar o resultado desse trabalho em um espaço fantástico como esse. Para os alunos, a participação foi puro encantamento."

 Fonte: http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=998639



27 de agosto de 2012

Premiação aos alunos com melhor desempenho no 2º bimestre


Os três alunos de cada turma com melhor desempenho no 2º bimestre e que não foram premiados no 1º bimestre participaram do passeio cultural ao Teatro SESI em Itaperuna para assistir a a peça LASANHA & RAVIOLI IN CASA Com o clássico “Chapeuzinho Vermelho”. A hilária dupla Lasanha e Ravioli divide a cena na montagem da conhecida história “Chapeuzinho Vermelho”. As palhaças mostram para a criançada, de forma leve e divertida, todo o processo de criação de um espetáculo.
Data e hora: 26/8 às 17h
Classificação: Livre












Foram também premiadas as turmas com 100% de frequência no dia da prova do SAERJINHO




AOS ALUNOS PREMIADOS NOSSOS PARABÉNS ! ESTAMOS ORGULHOSOS DE VOCÊS!

15 de agosto de 2012

ENCONTRO "A AMÉRICA LATINA SOMOS TODOS NÓS"

O Encontro “A América Latina Somos Todos Nós”, ocorreu no Espaço Cultural Luciano Bastos, dia 10 de agosto, das 9 às 17h e contou com a presença de artistas e pensadores do Brasil, Argentina, Chile e Cuba. Promovido pela Associação de Amigos do Espaço Cultural Luciano Bastos, o evento é resultado de um projeto contemplado por edital da Secretaria Estadual de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. 
Nossa escola como não poderia deixar de ser, participou ativamente das atividades realizadas ao longo de todo o dia, oportunizando aos nossos alunos uma experiência única que só a Arte e a Cultura podem proporcionar. Parabenizamos os responsáveis pelo evento e sobretudo aos filhos do Dr. Luciano Bastos que dedicam suas vidas a promover cultura e que ao criarem o Espaço Cultural Luciano Bastos tornaram realidade um sonho de todos os bonjesuenses que amam e acreditam que a cultura, em todos os seus aspectos, pode fortalecer a identidade pessoal e social do indivíduo e de um país.


Para saber mais, acesse:

14 de agosto de 2012

PREMIAÇÃO SAERJINHO 2º BIMESTRE

Dias 09 (5ª feira) e 10 (6ª feira) de agosto as turmas EF401, EF902 e CN4001 foram acolhidas com um delicioso e especial café por conquistarem o melhor desempenho e participação no SAERJINHO 2º bimestre. Nesse bimestre apenas uma turma de cada modalidade de ensino receberia o prêmio e precisaria também apresentar um aumento no seu desempenho em relação ao bimestre anterior.  Parabenizamos aos alunos e professores que merecidamente alcançaram os melhores resultados. Esperamos para o próximo SAERJINHO uma disputa ainda mais acirrada estimulando a participação e o desempenho dos nossos alunos.



TURMAS FORMANDAS DO CURSO NORMAL REALIZAM SIMULADO ENEM

Dar suporte aos alunos, desde a incrição até a realização do ENEM, ministrar aulas de acordo com as competência exigidas pelo ENEM e aplicar o simulado com questões do ENEM aos alunos da 3ª e 4ª séries são ações oriundas da estratégia da escola visando a preparação dos nossos alunos para o exame do ENEM 2012  e consequentemente o aumento nas aprovações em cursos de nível superior. O simulado foi realizado dia 7 de agosto (3ª feira) com grande participação dos alunos.  Agradecemos a todos que se envolveram na organização, aplicação e correção das provas e em especial a professora Edilene (Matemática) responsável pela ação. 

Produtos da Agricultura Familiar na Merenda Escolar

Atenção Produtor Rural:
Se você tem interesse em FORNECER ALIMENTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR E DO EMPREENDEDOR FAMILIAR RURAL ao I. E. Eber de Figueiredo e ao C. E. Padre Mello, procure-nos para atendimento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar/ PNAE/ RJ.

Fique atento ao período para inscrição: 
13/08 a 24/08/2012

Maiores informações:
(22) 3833-0193 I. E. Eber Teixeira de Figueiredo
(22) 3831-7972 - C. E. Padre Mello
(22)  3824-1404 - Regional Noroeste Fluminense

Clique AQUI para acessar a Cartilha da Alimentação Escolar.

2 de agosto de 2012

Palestra: Gravidez na Adolescência


Aconteceu no dia 10 de Julho, no auditório da nossa escola, uma Palestra com a Profissional da Área da Saúde da Família, Priscila, para os alunos das turmas 901 e 902 do Ensino Fundamental II.
Assuntos Abordados: Métodos Anticoncepcionais, DST e Gravidez na adolescência: consequências físicas, psicológicas e sociais.
Professores responsáveis pela organização do evento: Iolanda, Leandro e Ligia
Diretora Geral Marta 

Palestrante: Priscila
Professores Leandro e Iolanda

Palestra: Patrimônio Público

O IEETF convidou a Professora Iza Teixeira Oliveira da Silva para dar uma palestra para as turmas 1002 e 3002, do Curso Normal, sobre Preservação do Patrimônio Público.
Confira as fotos:

Dinâmica realizada pela palestrante com a participação de alunos e professoras.

602 - Postura correta

Professor: Márcio Silva
Disciplina: Educação Física
Turma: 602
O professor deu uma aula no auditório da escola para os alunos da turma 602 sobre os principais cuidados que devemos ter com a nossa postura corporal.


1 de agosto de 2012

4002 - Paródia sobre "Alimentação Saudável"

A professora Iolanda, de Ciências Físicas e da Natureza,  solicitou aos alunos da turma 4002, do Curso Normal, um trabalho sobre alimentação saudável.
Cada equipe apresentou utilizando recursos diferenciados como: data-show, cartazes e outros.
Uma das equipes criou uma paródia sobre o assunto e surpreendeu a professora, pois ficou muito interessante e vale a pena disponibilizar em nosso espaço para toda a comunidade escolar.

Paródia - Não vou comer besteira
(Ivete Sangalo - Sorte Grande)

A minha sorte grande foi eu aprender comer
Uma alimentação verdadeira
Viver bem de montão
Sem precisar ficar "gordão"
Pra ser feliz a vida inteira
É bom comer pepino
Arroz feijão e bife
Batata e aipim
Doces, não desejo
Eu vou comer churrasco
Picanha e cupim
Chegou à minha boca Tirei um bom pedaço
Sabor que não é brincadeira
Chegou o suco gástrico
Organizou o espaço
É pro meu bem não comer besteira
BESTEIRAAAA, BESTEIRAAAA, BESTEIRA,
NÃO VOU COMER BESTEIRA!

Equipe: Poliana, Maira, Audicrea, Carine e Alessandra

901 - Apresentação de Ginástica

Professor: André Ricardo
Disciplina: Educação Física
Turma: 901

Os alunos da turma 901 tiveram que montar uma apresentação de ginástica para o professor André. 
Assuntos abordados:
Ginástica de solo, com saltos, rolamento, parada de mão, parada de cabeça, roda e roldana, ritmada e coreografada. 

Destaque no Esporte: aluno Gezuelton -502


Nosso aluno Gezuelton Tavares Gomes, da turma 502, vem se destacando na prática do Karate desde o ano passado quando ficou em 1º lugar na categoria Kata, no Torneio de Karate em Carangola (01/10/2011).
Neste ano ficou em 2º lugar, na mesma categoria, no Torneio de Karate em Divino de São Lourenço (01/07/2012).



Parabéns por suas conquistas Gezuelton! 
Continue se dedicando!

Palestra: Higiene Corporal


Aconteceu na Sala de Recursos Multifuncional do IEETF uma palestra com o tema "Higiene Corporal" com a Bioquímica Silvia Helena da Silva Soares, da Secretaria Municipal de Saúde. 
Os alunos interagiram com a palestrante de forma espontânea e interessante.
A professora da SR, Maria de Lourdes, sorteou para seus alunos kits de higiene pessoal. 
Participaram do evento a direção da escola, representantes do NAPES  e alguns responsáveis dos alunos. 
Ao término aconteceu um momento de confraternização com um delicioso lanche.

Diretora Marta, ao centro a palestrante Silvia e a professora da SR Maria de Lourdes