30 de março de 2009

Pai de Aluno faz trabalho voluntário em nossa escola.

O Instituto de Educação Eber Teixeira de Figueiredo, agradece e parabeniza ao Sr. Adilson Padilha Pains, pai de dois de nossos alunos Lucas Fonseca Pains e Igor Fonseca Pains, que voluntariamente vem contribuindo com esta escola através de aulas de Ensino Religioso para as turmas de 6º ao 9º ano. Sua iniciativa é louvável e em muito enriquece nossos alunos.


5 de março de 2009

AULA DE GEOMETRIA COM O USO DE TECNOLOGIAS.

A professora Marta em uma de suas aulas em fevereiro fez uso do curta de animação da música “Aquarela” de Toquinho e Vinícius de Moraes, para sensibilização dos alunos do 6º ano enfatizando o belo da Geometria, com a observação de sua presença no cotidiano.
Segundo a profª: “O objetivo dessa atividade foi o de relacionar as palavras vinculadas à geometria com as figuras geométricas que estão disponibilizadas na animação.”


A professora, juntamente com a escola utiliza com frequência as ferramentas tecnologicas afim de tornar as aulas mais atrativas, como exemplo WEBQUEST / JÚRI SIMULADO (turmas 3001 e 3002) sobre Células Tronco, são algumas de suas aulas.
Aproveite e click no link do material aplicado em aula.
http://livre.escolabr.com/ferramentas/wq/webquest/soporte_mondrian_w.php?id_actividad=8480&id_pagina=1
  • Júri Simulado

  • OFICINA DE BIOLOGIA (turmas 3001 e 3002) – Extração de DNA de morango


  • ELEIÇÃO SIMULADA NA ESCOLA – Projeto “Vote em mim” (Turma 4001)



UMA CAMPANHA ELEITORAL...

Professores da Turma 4001 do 4º ano do Curso Normal do I E Éber Teixeira de Figueiredo promoveram na escola uma eleição entre os alunos, como atividade do Projeto "Diversidade de idéias – Em busca de um mundo melhor”. O objetivo era despertar nos alunos noções de cidadania e respeito à opinião do outro e a consciência de seu papel na sociedade. Professores, direção e equipe pedagógica entendem que é necessário levantar as bandeiras cidadãs da preservação ambiental, dos direitos humanos, da incorruptibilidade, da paz, enfim, quantas forem necessárias para formarmos cidadãos conscientes do seu papel na sociedade e comprometidos com a transformação de nosso país em uma” casa “boa de se viver”.
E nesse propósito, foi sugerida à turma a simulação de uma eleição para o cargo de prefeito. A classe foi dividida em grupos. Dentro do grupo, um aluno foi escolhido para ser o candidato. Os outros alunos ficaram como assistentes para cuidar da agenda, marketing etc. Eles deveriam pesquisar no Laboratório de informática da escola (LIE) sobre as funções do cargo de prefeito, os pré-requisitos para o exercício desta função e as competências desejadas. O próximo passo foi conhecer os diferentes partidos políticos brasileiros, assim como sua história e suas propostas para escolher o partido mais adequado ao perfil do candidato. Na fase seguinte elaboraram, um plano de governo com duas propostas significativas para a comunidade que o candidato representará. Para isso deveriam conhecer as carências, pontos críticos e demandas do município. Este plano foi apresentado para os alunos das outras séries, e em função disso tiveram que conhecer os princípios de propaganda e marketing para escolher a melhor forma de divulgação das idéias e propostas. Durante os intervalos de aula ocorreram debates entre os candidatos, comícios e também panfletagem na área interna da escola. Para a confecção de cartazes, “santinhos” e faixas divulgando os candidatos e a eleição.
A eleição foi eletrônica (programa elaborado em parceria com o NTE – Núcleo de Tecnologia Educacional – Itaperuna) e ocorreu no dia 29 de maio quando os alunos tiveram a oportunidade de exercer sua cidadania escolhendo seu candidato.

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Momento descontração...
FORMATURA – Clip em homenagem à turma 4001.ASSISTA:

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